GOOGLE TRANSLATOR: CHOOSE YOUR LANGUAGE OR CLICK ON YOUR COUNTRY FLAG

sábado, 13 de março de 2010

CONHEÇA AS TÉCNICAS EMPREGADAS

MOSAICO - é uma forma de arte decorativa que utiliza tesselas ( pequenos bocados, cacos) de vidro, cerâmica, porcelana, mármore, pedra, espelho etc. para formar imagens ou padrões.
                    A aplicação do mosaico pode ser feita através de diferentes técnicas:
                    - técnica direta - as tesselas são aplicadas na base ou no cimento fresco, uma por uma;
                   - técnica indireta - as tesselas são coladas de cabeça para baixo em papel ou tecido e transportadas para o local exato. O mosaico é acimentado no piso ou parede. Após seco, o papel ou o tecido é retirado e o design se revela;
                   - técnica semi-direta - o mosaico é feito em uma tela flexível. A tessela é colada na posição normal. A tela é transportada ao local e acimentada.
                  O método de construção de mosaicos não sofreu alterações significativas ao longo dos séculos e, apesar de ser uma antiga forma de arte, aguentou o teste do tempo e tem, presentemente, uma crescente popularidade como processo artesanal versátil e contemporâneo.

DÉCOUPAGE - este termo vem do francês ( decouper = cortar, recortar), significando "recorte". Quem poderia imaginar que o ato de recortar figuras e aplicá-las sobre móveis e acessórios seria transformado em uma técnica repleta de surpresas agradáveis?

PÁTINA - Pátinas vestem  os móveis antigos; considerada uma das texturas mais elegantes e discretas, a pátina nunca sai de moda e consiste em um acabamento que transforma a aparência original da madeira ou metal, proporcionando-lhe um aspecto artístico e contemporâneo.
Basicamente,  inicia-se o trabalho com esta técnica, pintando um fundo fosco sobre a superfície uma superfície previamente preparada (de preferência lixada). Em seguida, é necessárioaplicar uma demão de tinta que contraste com a cor do fundo.

SATINÊ - O satinê não recebe a camada de tinta de fundo, ao contrário da pátina. É tambem conhecido como pátina lavada, uma vez que clareia a peça e ressalta os veios da madeira. Enquanto a pátina usa duas cores de tinta, o satinê normalmente é feito com uma bem diluída.
VITRAL - os vitrais são elementos arquitetônicos constituídos por pedaços de vidro, geralmente coloridos, combinados para formar desenhos. Originaram-se no Oriente por volta do século X. O efeito da luz que neles penetra confere maior imponência e espiritualidade ao ambiente.
               A técnica clássica de construção de vitrais utilizava chumbo nas junções e soldaduras. A cor nas peças de vidro era obtida pela adição de substâncias como bismuto, cádmio, cobalto, ouro,  cobre e outros, à massa de fusão. De peso elevado, os vitrais assím construídos apresentavam problemas de estrutura, estanquiedade, fragilidade, deformação, corrosão eletrolítica, manutenção difícil, além de elevado custo.
              Atualmente existem outras técnicas para produzir vitrais, de grande valor estético e inócuas para a saúde e para o meio-ambiente. 
CRAQUELÊ -

Um comentário:

  1. Considero esta vida a arte do encontro.CIDA FIORINI , que bom encontrá-la neste grande momento de sua vida....O encontro com você mesmo...Continue, pois a vida é curta ,a arte é longa .

    ResponderExcluir